autores-máquina-de-escrever

Estes são alguns dos autores em destaque cujas publicações pode encontrar na loja online da Verso da Kapa.

Pedro Strecht

Pedro Strecht nasceu no ano de 1966. Em Lisboa, completou a licenciatura em Medicina. Fez estágios em clínicas britânicas, em Londres e Oxford. Entre 1987 e 1991, lecionou no Ensino Secundário. Chegou também a exercer funções de docente na Universidade Católica de Lisboa

A sua especialidade é na área da medicina de psiquiatria da infância e da adolescência. Hoje em dia, trabalha em consultas privadas no Centro Dr. João dos Santos, onde é também presidente da direção, e na cooperativa A Torre.

Quanto às aventuras no mundo da escrita, Pedro Strecht foi um cronista regular do jornal Público e da revista Pais e Filhos. Já publicou dezenas de obras sobre temáticas respeitantes à infância e à juventude, e particularmente, relativas à sua área profissional de atuação, a psiquiatria.

Alexandre Castro Caldas

Alexandre Castro Caldas percorreu todo o seu percurso académico em Lisboa, cidade onde nasceu em 1948. Ao longo do curso de Medicina, foi nutrindo um interesse especial pelas ciências relacionadas com o estudo do cérebro. Ainda durante os anos do curso, começou a colaborar com o famosíssimo e bem-sucedido neurocientista António Damásio.

Alexandre Castro Caldas exerceu funções de docente de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa. Atualmente, como membro do corpo executivo da Universidade Católica Portuguesa, é o diretor do Instituto de Ciências da Saúde.

Já escreveu centenas de artigos científicos, assim como vários livros sobre o cérebro humano. No seu vasto currículo, contam-se ainda galardões como o Grande Prémio Bial de Medicina e o Prémio de Carreira Distinta.

Joana Rato

Joana Rato é doutorada em Ciências da Saúde, e especialista na área de Neuropsicologia. Desde 2003, desempenha funções de psicóloga da educação.

Atualmente, na Universidade Católica Portuguesa, Joana Rato encontra-se a desenvolver trabalhos no âmbito do seu pós-doutoramento. Destaca-se o seu papel de coordenadora de um grupo multidisciplinar para o projeto Mente, Cérebro e Educação.

Ao longo da sua carreira, Joana Rato tem sido laureada com notáveis distinções, incluindo o Prémio Alumni da Fundação James S. McDonnell, e o Prémio de Mérito da Fundação D. Pedro IV.

O foco da investigação desenvolvida pela psicóloga e autora é a aplicação da neuropsicologia à educação das crianças e dos adolescentes.

Ricardo Belo de Morais

Ricardo Belo de Morais cursou em Lisboaos cursos de Direito e de Ciências da Comunicação. É um escritor, jornalista e consultor de comunicação. Foi o fundador da rádio XFM, onde atuava nas áreas do jornalismo, da produção e da animação. Colaborou ainda com as rádios TSF e Energia.

A partir de meados dos anos 90, Belo de Morais passou a trabalhar regularmente com a Notícias Magazine, assim como a participar na assessoria cultural para a Câmara Municipal de Lisboa.

Ao longo dos anos, colaborou com diversas equipas em áreas profissionais variadas, desde a consultoria de marketing até à publicação de crónicas. Desde 2013, é o editor do projeto online O Meu Pessoa, criado para divulgar a vida e a obra de Fernando Pessoa na blogosfera.

A capital portuguesa é o palco para Ricardo Belo de Morais explorar a sua paixão por Pessoa, ao desempenhar trabalhos de assessoria, visitas guiadas, turismo e cultura orientados para a temática pessoana.