O livro “A Missão –Diário de Uma Médica em Moçambique”, de Patrícia Lopes, relata a história da missão da própria autora, uma finalista do curso de Medicina que, sozinha, parte rumo a Moçambique para colaborar como voluntária num orfanato, perto de Maputo, a capital.
Patrícia Lopes percebeu, por experiência própria, que a realidade em terras moçambicanas é bem diferente da que alguma vez conheceu. Num desenrolar de coincidências, a autora foi desafiada com a responsabilidade de coordenar um centro de saúde, onde teve de tratar de doenças das quais nunca ouviu falar.
Muito mais difícil, mas ao mesmo tempo transformador, foi ter de cuidar de crianças que, em tenra idade, combateram na guerra e sofreram perdas indescritíveis na família. Quando regressa a Moçambique, instala-se, desta vez, numa aldeia chamada Iapala. A cidade mais próxima situa-se a três centenas de quilómetros.
Patrícia ficou a cargo do único hospital da zona. E novos desafios emergiram. De facto, muitíssimos. O povo encarava as doenças e a morte de maneira extremamente peculiar, e eram comuns os rituais, os venenos, as mesinhas e os tabus.
Ainda assim, foi precisamente nesse ambiente e nas mais caricatas circunstâncias que a médica e autora, uma verdadeira aventureira, ficou a conhecer e a amar pessoas extraordinárias.
Sobre a autora
Patrícia Lopes nasceu em Lisboa e, durante a adolescência, sonhou ser cientista. Acabou por formar-se em Medicina, em grande perto pela vontade de trabalhar diretamente com as pessoas.
No ano final da licenciatura, seguiu rumo a Moçambique numa missão de voluntariado. Atéhoje, Patrícia Lopes retorna periodicamente ao país africano para trabalhar. Descobriu em Moçambique o seu amor pela pediatria, área que agora exerce no Hospital Dona Estefânia.
Detalhes do livro: edição de outubro de 2012, 176 páginas, capa mole
Preço de venda do livro A Missão – Diário de Uma Médica em Moçambique, de Patrícia Lopes: 14,00€
Por favor, indique o ISBN na mensagem da sua encomenda: 9789898406538