A Missão – Diário de Uma Médica em Moçambique, de Patrícia Lopes

a-missão-diário-de-uma-médica-em-moçambique-de-patrícia-lopes-aparelho-de-doutores

O livro “A Missão –Diário de Uma Médica em Moçambique”, de Patrícia Lopes, relata a história da missão da própria autora, uma finalista do curso de Medicina que, sozinha, parte rumo a Moçambique para colaborar como voluntária num orfanato, perto de Maputo, a capital.

Patrícia Lopes percebeu, por experiência própria, que a realidade em terras moçambicanas é bem diferente da que alguma vez conheceu. Num desenrolar de coincidências, a autora foi desafiada com a responsabilidade de coordenar um centro de saúde, onde teve de tratar de doenças das quais nunca ouviu falar.

a-missão-diário-de-uma-médica-em-moçambique-de-patrícia-lopes-pressão-sanguínea

Muito mais difícil, mas ao mesmo tempo transformador, foi ter de cuidar de crianças que, em tenra idade, combateram na guerra e sofreram perdas indescritíveis na família. Quando regressa a Moçambique, instala-se, desta vez, numa aldeia chamada Iapala. A cidade mais próxima situa-se a três centenas de quilómetros.

Patrícia ficou a cargo do único hospital da zona. E novos desafios emergiram. De facto, muitíssimos. O povo encarava as doenças e a morte de maneira extremamente peculiar, e eram comuns os rituais, os venenos, as mesinhas e os tabus.

a-missão-diário-de-uma-médica-em-moçambique-de-patrícia-lopes-médicos-nota

Ainda assim, foi precisamente nesse ambiente e nas mais caricatas circunstâncias que a médica e autora, uma verdadeira aventureira, ficou a conhecer e a amar pessoas extraordinárias.

Sobre a autora

Patrícia Lopes nasceu em Lisboa e, durante a adolescência, sonhou ser cientista. Acabou por formar-se em Medicina, em grande perto pela vontade de trabalhar diretamente com as pessoas.

No ano final da licenciatura, seguiu rumo a Moçambique numa missão de voluntariado. Atéhoje, Patrícia Lopes retorna periodicamente ao país africano para trabalhar. Descobriu em Moçambique o seu amor pela pediatria, área que agora exerce no Hospital Dona Estefânia.

Detalhes do livro: edição de outubro de 2012, 176 páginas, capa mole

Preço de venda do livro A Missão – Diário de Uma Médica em Moçambique, de Patrícia Lopes: 14,00€

Por favor, indique o ISBN na mensagem da sua encomenda: 9789898406538

Você pode gostar...