O Quarto Alugado, de Ricardo Belo de Morais

o-quarto-alugado-de-ricardo-belo-de-morais-apartamento

O livro “O Quarto Alugado – A Vida de Fernando Pessoa Revisitada por Um Velho Amigo”, de Ricardo Belo de Morais, é uma obra verdadeiramente singular, nomeadamente porque o próprio autor é pouco ou nada chamado a ser visto como essencial para o resultado. Vejamos.

O dia é 25 de abril de 1974. A vislumbrar a janela do quarto onde Fernando Pessoa viveu, ao mesmo tempo que presencia a Revolução dos Cravos, encontra-se Vicente Guedes, um dos seus heterónimos. Decide então revelar a sua própria existência.

o-quarto-alugado-de-ricardo-belo-de-morais-velha-máquina-de-escrever

Para isso, resolve partilhar as suas memórias pela forma escrita, uma vez que se dá conta de que, com o advento da tão desejada liberdade, a obra incrivelmente vasta de Fernando Pessoa pode e deve ser finalmente publicada na sua totalidade. Sem censura. Para ser conhecida por todos.

Guedes, conhecido como uma personagem fictícia, criada com o propósito de redigir a primeira fase do “Livro do Desassossego, acaba assim por contar a vida do próprio Pessoa. Sem restrições, desvenda todas as suas aventuras e não se inibe de partilhar as desventuras.

Os episódios abrangidos vão desde a chegada do seu amigo a Lisboa, a partir da África do Sul, até ao seu falecimento. Vicente Guedes relata também todo o extenso caminho da obra de Fernando Pessoa até ao colapsar do Estado Novo.

o-quarto-alugado-de-ricardo-belo-de-morais-lâmpada-na-mesa

Guedes assume então a pele de um biógrafo e concede ao leitor uma visão emotiva e abrangente de Pessoa enquanto um perseguidor de sonhos, no mais pleno sentido do termo. O Pessoa que veio a tornar-se o mais internacional de todos os autores lusitanos.

Detalhes do livro: edição de novembro de 2014, 192 páginas, capa mole

Preço de venda do livro O Quarto Alugado, de Ricardo Belo Morais: 16,50€

Por favor, indique o ISBN na mensagem da sua encomenda:9789898406934

Você pode gostar...